domingo, 13 de novembro de 2016

Detestável Mundo Novo

por Silvia Graubart

Por acaso você já leu a trilogia da ficção científica que marcou época no século XX? Do Admirável Mundo Novoescrito por Aldous Huxley, ao 1984de George Orwell e Laranja Mecânicafruto da imaginação de Anthony BurgessSe não leu, com certeza ao menos ouviu falar

Seriam essas obras uma antecipação do que vivemos hoje? E, ao contrário do que poderíamos pensar, não se tornaramficções obsoletas, e sim retratos de um presente capturado no passado. Elas mostram que nada é mais verdadeiro do que os potenciais efeitos destrutivos do progresso científico irrefreado, que põe em perigo tanto o futuro doplaneta quanto o futuro dos nossos jovens.

Huxley escreveu sobre uma sociedade organizada segundo princípios científicos, onde o controle social não dá espaço ao acaso1984 apresentou uma visão apocalíptica defuturo, onde todos são vigiados e controlados pelo Grande Irmão – o Big Brother da telinha. E Laranja Mecânicaretratou a violência que toma conta dos jovens, que roubam, espancam, estupram e matam qualquer pessoa, numa sociedade fora de controle.

Misto de histeria e hiperaceleração, estsituação começou lá atrás, provavelmente com a revolução industrial, e chegou aos dias de hoje transfigurando a capacidade de nos comunicarmos a partir da tecnologia. Ah... Atecnologia da internet! Como precisamos repensar a maneira de usá-la.

Estamos, o tempo todo, conectados a smartphones ou tabletsAproveite o seu e veja agora, no Youtube, aanimação crítica feita pelo ilustrador Steve Cutts e o compositor de música eletrônica Moby para a canção Are you lost in the world like me? (Você está perdido no mundo como eu?). Acompanhe o menino solitário navegando por um mundo consumido pela tecnologia, onde não existe interação entre as pessoas; surpreenda-se com a moça triste, que sorri apenas ao se enquadrar para uma selfie; com os dois homens que não param de digitar a palavra ‘LOL’ (que significa riso) ao seguiremoticons sorridentes, mesmo que mostrem fisionomiascarregadas e a alegria esteja a incontáveis bits de distância.

A questão se complica ainda mais com os jogos online: The Chocking Game, por exemplo, foi responsável pela morte de um garoto de 13 anos, encontrado dentro do quarto do pai com uma corda enrolada no pescoço. Não, esta não é uma história de ficção: o garoto brincava este jogo de estrangulamento com três amigos, que teriam acompanhado seu enforcamento em tempo real, através da transmissão ao vivo por uma webcam.
Triste consequência do uso equivocado da tecnologia, que não invalida muito menos impede a intromissão do acaso. Melancólico resultado do nosso incorrigível fascínio por imagens literaisDetestável mundo novo, no qual a força, o descontrole e a violência incitam a uma irrefreável necessidade de ganhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário